Contacte-nos já através do 21 924 28 94
ou deixe o seu pedido de contacto.

Energia Solar

Solahart 300 litros com logo Energenium A Energia Solar é aquela que nos é fornecida pelo Sol. As plantas utilizam a Energia Solar para realizar a fotossíntese, e nesse sentido a Energia da Biomassa provém do Sol, podendo mesmo falar-se em Energia Solar acumulada. O vento é gerado pelas diferenças de pressão entre massas de ar, sendo que essas diferenças de pressão são provocadas pela radiação solar, ou seja, a Energia Eólica tem origem na Energia Solar. Mesmo a Energia Hídrica provem do Sol, uma vez que é pela sua acção que a água evapora, dando continuidade ao ciclo da água que permite que as barragens se encham.

A Energia Solar pode ser aproveitada directamente de diversas formas, sendo o aquecimento uma das mais evidentes. Podemos falar em Solar Activo e em Solar Passivo. O Solar Activo é, por exemplo, a utilização de painéis solares para o aquecimento de água, sendo que o Solar Passivo se refere ao aproveitamento da energia solar através da construção adequada dos edifícios.

No que se refere ao Solar Térmico Activo, os colectores solares térmicos, também chamados painéis solares, são a solução ideal para o aquecimento de água sanitária.

De uma forma simplificada: os painéis solares absorvem a radiação solar, aquecendo o líquido do circuito primário (geralmente água com anti-congelante) e depois esse líquido transfere a temperatura através de um permutador de calor para a água acumulada no depósito. A água quente sanitária que se encontra no interior deste depósito e que é aquecida pelos painéis solares é também chamada água quente solar.

Existem dois sistemas distintos no que se refere ao funcionamento e acumulação da água quente solar:

Termossifão - Solahart

Solahart Logo

Para uma instalação familiar poderá ser utilizado o sistema termossifão da Solahart, em que o depósito de água quente fica no exterior juntamente com os painéis solares. Este sistema tem a vantagem de ter um custo mais reduzido comparativamente a um sistema de circulação forçada com a mesma capacidade.

Quanto ao depósito exterior, por um lado, há quem considere uma desvantagem em termos estéticos, embora no caso da Solahart o depósito esteja muito bem integrado com os painéis solares, ao contrário do que se passa com outros equipamentos em que um depósito cilíndrico se destaca demasiado; por outro lado, não é necessário ocupar espaço no interior do edifício, o que em muitos casos é preponderante na escolha do tipo de equipamento. O depósito está devidamente isolado e protegido para resistir a todas as condições adversas.

Circulação Forçada - Sonnenkraft

Sonnenkraft Logo

O sistema de circulação forçada da Sonnenkraft tem apenas os painéis solares no exterior, sendo que o depósito de água quente fica no interior do edifício.

Neste caso existe um grupo de circulação associado a sondas de temperatura nos painéis solares e no depósito de água quente solar, sendo o funcionamento do sistema controlado pela centralina electrónica.

O equipamento Sonnenkraft pode ser utilizado para pequenas instalações domésticas de grande qualidade, mas o seu verdadeiro potencial é revelado em instalações de maiores dimensões, com conjuntos de painéis solares ligados a um ou vários depósitos de grande capacidade.

Agentes Solahart e Sonnenkraft

Existem inúmeras marcas de painéis solares no mercado, sendo nós regularmente contactados pelos diversos fabricantes, da Europa à China, que naturalmente têm interesse em que passemos a instalar os seus equipamentos. A nosso ver, cabe-nos a nós, na posse de toda a informação disponível e com base na experiência, fazer uma pré-selecção daqueles que consideramos serem os melhores equipamentos e que mais garantias de satisfação oferecem aos nossos clientes.

Actualmente somos agentes das marcas Solahart e Sonnenkraft, sendo que a primeira se refere a sistemas termossifão (depósito exterior) e a segunda a sistemas de circulação forçada (depósito interior).

Instaladores Certificados

Somos instaladores certificados pela DGGE - Direcção-Geral de Geologia e Energia - através do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, antigo INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação - e instalamos apenas equipamento certificado.

6 Anos Garantia

Como instaladores certificados, utilizamos apenas equipamento certificado e damos garantia de 6 anos a todas as nossas instalações de equipamento solar térmico, tal como indicado na minuta da declaração de garantia que disponibilizamos em formato PDF: (Portable Document Format - Adobe Acrobat): Declaração de Garantia de Instalação de Sistemas Solares Térmicos