Contacte-nos já através do 21 924 28 94
ou deixe o seu pedido de contacto.

Biomassa - Pellets

pellets Os pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa.

São produzidos a partir da limpeza das florestas e dos desperdícios da indústria da madeira. Toda essa matéria é recolhida, triturada e seca, ficando um pó que depois é comprimido para obter a forma final. O resultado é um composto 100% natural, com um elevado poder calorífico devido à reduzida humidade.

Energia renovável

Tal como a lenha, os pellets são considerados uma energia renovável, uma vez que as florestas se regeneram, crescendo sempre árvores quando outras vão desaparecendo. Além disso, não é necessário abater árvores para produzir pellets: a limpeza das florestas e os desperdícios da indústria madeireira fornecem toda a madeira necessária.

Redução do risco de incêndios

Naturalmente, a limpeza das florestas vai fazer com que se reduza imenso o risco de incêndios, uma vez que a matéria que fica ao abandono serve apenas para atear e propagar os fogos florestais.

Recurso abundante em Portugal

As florestas ocupam mais de um terço do território nacional, constituindo um imenso recurso em termos energéticos que deve ser explorado e protegido.

Redução da dependência energética

Trata-se de um recurso abundante em Portugal que, se for devidamente explorado, vai permitir reduzir substancialmente a dependência energética que actualmente temos em relação a outros países. Os benefícios para a economia nacional são imensos.

Estabilidade dos preços

Por ser uma fonte renovável de produção nacional a estabilidade dos preços é garantida, ao contrário do que acontece com os combustíveis fósseis que vêem os seus preços aumentar constantemente devido à escassez e à dificuldade de garantir o seu fornecimento.

Menos poluição

Outra vantagem dos pellets é o facto de serem um combustível muito menos poluente que os combustíveis fósseis, libertando muito menos monóxido de carbono (CO) e muito menos dióxido de carbono (CO2). Além disso, se a matéria ficasse na floresta a decompor-se e sujeita a incêndios, libertaria a mesma quantidade de CO e CO2 que liberta ao ser queimada de forma controlada para aproveitamento energético.

Sem impacto ambiental

Os pellets são um combustível neutro em termos ambientais, uma vez que a quantidade de CO e CO2 que libertam ao ser queimados é a mesma que a árvore absorveu durante o seu crescimento.

Combustão eficiente

Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a lenha normal. Além disso, o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para produção de energia.

Disponibilidade permanente

No fundo, trata-se de uma energia renovável que, ao contrário das restantes, está disponível quando dela necessitamos. Por exemplo, a energia solar está disponível no Verão quando não temos tanta necessidade de aquecimento e não no Inverno quando mais precisamos.

Armazenamento seguro

Podemos armazenar os pellets em segurança sem os riscos associados ao gás e ao gasóleo. Não há fugas nem perigo de explosão. Existe a possibilidade de serem fornecidos em sacos de 15 kg, o que facilita o transporte e o armazenamento.

Em resumo, trata-se de uma energia renovável que temos ao nosso dispor e que finalmente começamos a utilizar de uma forma racional.